segunda-feira, 14 de abril de 2008

Aconteceu-me

Fui pôr gasóleo. Marquei lá o valor pretendido, 40 euros, e toca de apertar o gatilho.
Olho para a direita, olho para a esquerda a ver quem passa, distraio-me com um passarinho a voar e com a borboleta que pousou mesmo ali... e quando dou conta já pus 41,50 euros. Upsss! Temos um problema... é que só tenho mesmo 40 euros!!! Nem carteira, nem cartão, nem uns trocos esquecidos na algibeira das calças.
Expus o meu problema à senhora da caixa registadora e ela responde-me assim, meio em surdina:
- Deixe lá! Quando passar por aqui outra vez logo me paga!

Fiquei agradavelmente surpreendida! Mas por outro lado questiono-me porque é que inspiro um sentimento de clemência nas pessoas. Já a senhora da banca dos vegetais, volta e meia dá-me uma alface, abóbora, um molho de espinafres, enquanto me diz entre os dentes, "este é oferta". Ou a senhora do pão "Leve lá este para provar. Dou-lho eu!"

Sem comentários: