terça-feira, 11 de março de 2008

A palhaçada em forma de festival


Este Domingo à noite a RTP exibiu um clássico: o Festival da Canção. Eh pá, há tanto tempo que eu não via um programa de comédia tão bom!!!!!!!


Adorei as letras das músicas, os arranjos músicais, os "cantores", as roupas dos "cantores", a coreografia dos "cantores"!!!! Foi só rir!!!!! A sério!


O palco tinha luzes cor e movimento (valeu o esforço da produção para dar um ar desenpoeirado ao evento), mas aquelas criaturas tiradas dos desenhos animados a esvoaçarem por lá deitou o esforço por água abaixo.


Ficou provado que alguns de nós, portugueses, estamos agarrados ao passado, como lapa à rocha, e ao xaile negro, como a traça. Se a cantiguinha meter as palavras "fado, Portugal, terra, passado, lisboa" - um cocktail que dá vontade de chorar e nos deixa envoltos num novelo de tristeza - então é mesmo linda! Mas, a verdade é que ainda estou para perceber se é mesmo assim, se o português tem um mau gosto inato, ou se é surdo por natureza!!!


Pronto... lá houve uma ou outra prestação que se esgatanhou para salvar a honra do festival e têm mérito por isso. Mas não! A que ganhou foi mesmo a canção efeito cebola: só dá vontade de chorar.


Estou em contagem decrescento para o Festival Eurovisão da Canção. Sempre quero ver a sova humilhante que vamos levar. É que até a Estónia ou um outro recém-país qualquer ganha mais votos que nós! Mais! Já nem a Espanha nos dá os pontinhos misericordiosos!!!! Misericórdia sim, mas haja vergonha na cara. E os espanhóis têm-na! Nós é que não que inistimos em fazer figuras tristes... em público.


Senhores "cantores": tentem cantar no chuveiro. Vá lá! É tão bom. E além do vizinho de cima, não chateia mais ninguém. Nem tão pouco envergonha uma Nação inteira.

Sem comentários: