segunda-feira, 15 de junho de 2009

12 de Junho

Todos os anos, o dia 12 de Junho é um dia muito especial. É o dia de aniversário do meu irmão.
Lembro-me como se fosse ontem. Lembro-me de tocar à porta de casa da tia do meu pai, para ficar lá enquanto ele levava a minha mãe para a clínica. Os primos do meu pai a abrirem a porta de casa, completamente ensonados. Ele em pijama, ela em camisa de dormir. O dia já tinha nascido mas ainda eram horas de dormir. Menos para o meu irmão que nos fez a todos levantar mais cedo, quando nada indicava que ele ia chegar, dado que o parto só estava previsto para o final do mês. A minha mãe deixou feijões de molho e tudo, para a feijoada que iria fazer nesse dia 12 de Junho de 1983.
Lembro-me de ir na carrinha Peugeot azul do meu pai ver a minha mãe e o meu recém-irmão a Lisboa. Na altura, a viagem ainda se fazia só pela 25 de Abril e estava um calor que enxarcou a minha saia de suor.

Parabéns, mano!

Mas neste dia, os parabéns também vão para a minha avó. Este ano ela fez 90 anos! 90! Que maravilha! 90 longos e muito saudáveis anos. Ela faz a comida dela, passa a ferro, toma banho e cuida-se, vai ao cabeleireiro e, nesses dias, vai lanchar à pastelaria. Em dias de festa arranja as unhas e tudo. É ou não é uma dádiva a que muitos pouco têm direito?
Lembro-me de dormir a sesta com a minha avó, de adormecer enquanto ela me fazia festas nas costas e me cantava:

"Oh papão, sai de cima do telhado
Deixa a minha menina dormir
Um soninho descansado"

Avó, muitos parabéns!

Sem comentários: