sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Só me faltam os neóns*


Julgo que sou uma pessoa discreta. Pelo menos não faço nada para pôr as pessoas com os olhos colados em mim. Se calhar, ERA discreta. Se calhar, CONSEGUIA passar despercebida. Já não. Nestas férias, o meu primo, expoente máximo da discrição, dizia-me incrédulo : "AMC, Toda a gente olhara para nós!!!"
A culpa é de quem? Das minhas filhas.
Tudo começou na gravidez. No fim de semana antes de elas nascerem, o que é que eu decidi fazer? Decidi ir jantar ao Bairro Alto. Eu, o meu marido, os meus amigos... e o meu barrigão de gémeos de 37 semanas.
Eu passava e as pessoas afastavam-se. Olhavam para mim e afastavam-se. Faziam comentários e afastavam-se. Tudo para deixar tão grande barrigão passar sem o risco de alguém ser esmagado debaixo dele.
- Eh pah... desvia aí...!
- Coitada!
- Está prestes a explodir...!
Ouvi de tudo. E, enquanto me arrastava, sorria. E até ria.
Já depois de elas terem nascido, pessoas que eu não conhecia, vinham ter comigo e perguntavam-me: "E as meninas, como é que estão?" Eu devia fazer sempre aquele ar de progenitora que sente que as crias estão em perigo e depois então lá explicavam que conheciam a minha tia, ou que eram ex-vizinhas da minha sogra, ou que eram mães de ex-alunos da minha mãe.
O melhor exemplo que eu posso dar de reunir olhares é quando vou à cafetaria do El Corte Inglês. Sou eu a passar por aquele corredor, que me parece sempre enorme, de mão dada com elas e, à medida que vou passando, os talheres têm o seu minuto de descanso no prato, as conversas interrompem-se. Por momentos, fica tudo em modo "Pause". A mim, parece-me uma eternidade. Depois lá recebo uns sorrisos. E comentários. Sempre comentários:
- Que giras!
- Oh gémeas...! É tão giro... nos outros!
- Boa sorte! E felicidades!
E na própria cafetaria do El Corte Inglês já sou conhecida! Os empregados já conhecem "a mãe das gémeas"! (E não vou lá assim taaaaaaaaanntas vezes!) Muitas vezes, quando me estou a apresentar dizem-me "- Ah já sei! É a mãe das gémeas!"
Sim, sou a mãe das gémeas. Já não me imagino de outro modo.
* Tenho inúmeros episódios. Ficam estes para amostra. :)